quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Por que voltei a escrever no Viva Sua Luz?




Por Fernanda Viviani

Porque cansei de muitas coisas, cansei até mesmo do meu velho jeitinho de ser antes da quarentena.
 Acho que essa pandemia veio para mudar paradigmas e para mim veio para rever minha vida.

Há quase dez anos comecei a escrever aqui com o intuito de levar mais luz para a vida das pessoas. Olhando para trás vejo que além de querer ajudar as pessoas, o Viva Sua Luz também me ajudou enormemente sem que eu percebesse.

Cada texto parecia uma conversa comigo mesma, eu escrevia refletindo sobre dilemas, pensamentos e sonhos que eu tinha dentro de mim mesma, muitos deles ocultos até para mim.

A escrita me acompanha desde criança, com onze anos decidi que queria ser jornalista porque gostava de ver CNN, principalmente as coberturas de guerra. Ali eu podia ver o mundo, conhecer o planeta sem sair do sofá da minha avó. A internet em 2001 ainda engatinhava, então a CNN era meu canal aberto para descobrir o que estava acontecendo no mundo.

Especificamente as guerras me tocavam, a pobreza me tocava. Eu queria poder fazer alguma coisa para ajudar, me sentia inútil sentada ali sem poder fazer nada. Decidi que seria correspondente internacional de guerra e fui firme ao meu objetivo.

Anos depois, no meu primeiro dia da disciplina Introdução ao Jornalismo o professor perguntou a motivação de cada um para cursar Jornalismo. Estava radiante quando falei que queria ser correspondente internacional de áreas de conflito, gostaria de cobrir o Afeganistão, Iraque, África ... Mas, para o meu espanto um silêncio tomou conta da sala ... ninguém se pronunciou. Até que um aluno disse: 

"Você quer dizer ser âncora do JN, né? E passar essas notícias..."

Eu fui firme e reafirmei, não, eu quero ser correspondente de guerra mesmo, mostrar ao mundo o que existe de verdade, forme, miséria, pobreza ...

No final da aula o professor liberou todos os alunos, mas pediu para eu ficar na sala. Ele disse que ficou impressionado com a minha resposta, mas que eu não precisava ir para a África ou Afeganistão para mostrar ao mundo sobre a miséria e conflitos sérios que existem e muitas vezes passam despercebidos.
Bem ali do lado já tinha muito trabalho para fazer, o Rio e o Brasil já tinha muita coisa para ser feita e mostrada ao mundo.

Aquele professor, com suas breves palavras e o silêncio da turma, mudaram o rumo da minha vida para sempre. Desde então, ao longo de quase uma década trabalhei com afinco, muitas vezes anonimamente para a causa social. Muitas vezes isso foi um choque e um conflito para a minha família e as pessoas ao meu redor. Muitas vezes me exigiu forças para não desmoronar com cenas que vi de perto.
Muitas vezes eu nem acreditava no que estava vendo em pleno século XXI. Muitas vezes foi difícil, mas fui firme aos meus sonhos e ideais de vida desde criança.

Às vezes a vida é assim mesmo, temos um plano inicial, mas o mapa até nosso tesouro nos leva para rotas inexploradas e jamais imaginadas por nós mesmos.

Agora dei a volta ao mundo só para dizer que voltei a escrever porque tenho total convicção que a escrita transforma vidas, transforma o mundo. Voltar a escrever está mudando a minha vida, meu convívio comigo mesma e meu olhar perante este Universo tão vasto e profundo que é o planeta Terra e a nossa breve existência humana.

O Viva Sua Luz começou com pílulas de esperança, mas agora nove anos depois pode ser que volte com uma cara nova ...

Espero que os novos textos possam ajudar alguém que os leia da mesma forma que estão me ajudando ao escrever estas palavras.

Gratidão se você leu até o final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário